O Efeito BUILD UP: Tudo o que você precisa saber!

Efeito Build UP

O efeito Build Up acontece por causa do acúmulo de resíduos de produtos nos fios. Por consequência, deixa os fios com aparência opaca, sem movimento e até com coceira no couro cabeludo. A tradução para o português pode ser entendida como efeito de “acumulação”, ou “concentração”. A ideia é que, ao aplicarmos produto atrás de produto (ou tratamento), e não retirarmos todos os resíduos corretamente, eles vão se acumulado e não permitem que o cabelo cresça saudável.

Quando utilizamos produtos constantemente, como condicionadores, máscaras e cremes sem enxágue, as madeixas podem ficar “sufocadas” e não responder aos tratamentos. Isso ocorre pois, o acúmulo dos resíduos de produtos faz com que os nutrientes não penetrem na fibra capilar. Mas não precisa ficar desesperada porque o efeito Build Up pode ser revertido com alguns cuidadinhos super fáceis.

COMO EVITAR O EFEITO BUILD UP?

CAPRICHE NA LAVAGEM!
Para manter o cabelo sempre limpo e saudável, é essencial que você realize uma boa lavagem. Aplique o shampoo no couro cabeludo e massageie bem com a ponta dos dedos. Depois, enxágue bem. Se você sentir que ainda não está limpo o suficiente, não tem problema! É só reaplicar o shampoo e repetir o processo. Depois de lavar com shampoo, é a hora de aplicar o condicionador. Aplique o produto normalmente, aguarde o tempo indicado na embalagem e enxágue bem. Lembre-se que o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento e nas pontas das madeixas.

Para evitar o efeito Build Up, alterne o uso do seu shampoo tradicional com um shampoo antirresíduos. No entanto, leve em consideração seu tipo de cabelo para definir a frequência ideal de uso. Para quem tem o cabelo oleoso é indicado o uso semanal. Porém, para as madeixas mais ressecadas, o ideal é aplicar de 15 em 15 dias ou até mensalmente.

O efeito build up é um fenômeno que ocorre a médio e longo prazo. Porém, os resultados a curto prazo de uma limpeza não tão eficiente resultam em aumento de oleosidade, coceira e até o surgimento de caspa. Por isso, foque em lavar bem as madeixas, elas agradecem 🙂 Evite também o uso excessivo de produtos com derivados de petróleo. Por exemplo, substâncias como a parafina, óleo mineral, isoparafina, vaselina, alcano e dodecano. Isso porque eles são substâncias que podem acumular mais facilmente na superfície dos fios.

DICA BÔNUS
Os shampoos transparentes que têm em sua composição extratos naturais trazem a sensação de limpeza e frescor para o couro cabeludo. Invista em produtos com extrato de jaborandi, chá verde, lavanda ou hortelã.

Se você é do time das fãs de tratamentos caseiros, a argila pode ser uma ótima opção, pois age como um shampoo antirresíduos. Ou seja, ela desintoxica o couro cabeludo, diminui a oleosidade e atua como esfoliante, removendo as impurezas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *